sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Juventude do PT de Volta Redonda participa de Encontro em Brasília com Dilma Rousseff



A Juventude do PT de Volta Redonda, representada a juventude partidaria de toda a região Sul Fluminense, Alan Cunha e Neuma Rosa, participaram como delegados do Encontro Nacional da Juventude Petista em Brasília.

De acordo, com Tássia Rabelo, que faz parte da Direção Nacional da Juventude do PT, "foi um momento de debates riquíssimos, no qual fomos agraciados com a presença da ministra Dilma Roussef para nos incentivar em nossa jornada. Os jovens Alan Cunha e Neuma Rosa de Volta Redonda tiveram um papel decisivo na intervenção da Juventude Petista do Rio de Janeiro, defendendo as bandeiras da representatividade equalitária entre os militantes da região metropolitana e de todo o interior do Estado. Além disso também foram aguerridos na atuação junto ao Movimento Fora da Ordem, que congregou uma série de grupos da juventude. Parabéns à cidade de Volta Redonda que conta com representantes juvenis do mais alto gabarito em nossa juventude."

A ministra Dilma Rousseff participou na tarde deste domingo do Encontro Nacional da Juventude do PT, convocado para discutir as diretrizes do programa de governo do partido para as eleições 2010 voltadas para os jovens brasileiros.
Dilma começou a sua fala puxando o coro: “Juventude petista, de esquerda e socialista”, juntamente com os mais de 500 participantes do ato, entre delegados eleitos em plenárias realizadas em todo o país e militantes petistas. O presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo também participaram do ato.
“A juventude sempre construiu o Partido dos Trabalhadores e participou de todas as lutas pela construção da democracia em nosso país. Agora, estamos aqui discutindo o futuro do Brasil sabendo dos grandes desafios que nos aguardam”, afirmou Dilma.
A ministra fez uma avaliação positiva dos benefícios acarretados para os jovens por meio da implantação dos diversos programas do governo nas áreas sociais, principalmente na educação, mas alertou que muito ainda precisa ser feito pelo país para que a meta de garantir oportunidades iguais para todos seja finalmente alcançada.
“O Brasil hoje é considerado como quinta potência mundial, mas nós só seremos a quinta potência mundial quando realmente todos os 190 milhões de habitantes tiverem acesso a educação, saúde e segurança de qualidade”, disse. Dilma lembrou ainda aos presentes a grande diferença entre o governo atual e os demais: "Nos últimos 50 anos, nós do PT fomos grandes governantes pelo fato de que distribuímos renda. Essa é a diferença entre nós e outros governos", ressaltou.
Dilma também fez uma comparação entre a sua geração e a atual. “A minha geração lutou pela democratização do país em um momento de escuridão e tortura, a juventude atual é a da esperança, que transforma o sonho das mudanças em realidade”, enfatizou.
A ministra convocou a juventude petista a não medir esforços para defender os avanços conquistados no governo Lula. “Esta juventude deve lutar para assegurar que não haja retrocesso e não deixar retornar a política privatista que ameaçou a existência até mesmo da nossa Petrobras. Isso mexe com a vida, com o coração e com a nossa determinação de manter as conquistas e avançar nas mudanças. Por isso esperamos contar com a força desta juventude para manter o projeto do presidente Lula”, afirmou.
“Vejo a garra e a capacidade de luta desta juventude que vai levar novamente o PT e os partidos que farão parte das alianças para mais uma grande vitória”, finalizou Dilma, sob o coro de “Lula, guerreiro do povo brasileiro!”
Durante entrevista coletiva no ENJPT, a ministra rebateu as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso feitas em artigo publicado neste domingo no Estadão.
Segundo ela, a população brasileira saberá distinguir entre o que foi feito na gestão FHC e no governo Lula. "Comparar não é ficar olhando para o retrovisor, pelo contrário. Comparar é discutir que caminho eu vou seguir, para que lado que eu vou. O povo tem que discutir porque é importante saber se nós vamos fazer obras de saneamento ou não. Comparar é discutir o que se fazia de obras de saneamento antes de 2003. Era pouquíssimo", respondeu.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Juventude do PT de Volta Redonda marca presença em Encontro Nacional de Brasília



No dia 24 de Janeiro, foi realizado o Encontro Estadual a Juventude do PT, onde mais de 1000 jovens filiados de todo o estado do Rio de Janeiro, compareceram em peso na UERJ no Bairro Maracanã no Rio, nos estabelecemos metas e estratégias para as eleições de 2010, com foco no nome de Dilma Roussef para a Presidência da República, além de Dilma, discutimos o possível apoio ao nome do Governador Sérgio Cabral.
Além da eleição, foram também, estabelecidos os delegados para o Encontro Nacional, onde a Juventude do PT de Volta Redonda e de Barra Mansa, deu importante exemplo de unidade votando em chapa única.
Foram eleitos como delegados para o Encontro Nacional da Juventude do PT em Brasília, Alan Cunha Gomes e Neuma de Oliveira, será nos dias 5, 6 e 7 de Fevereiro de 2010.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Juventude do PT de Volta Redonda traça atividades para 2010

A Juventude do PT de Volta Redonda, coordenada pelo estudante Alan Cunha, se reunirá no dia 20 de Janeiro, quarta-feira, na sede do partido às 18 h, no Aterrado.

A partir do dia 05 de fevereiro, a Juventude Petista irá se reunir todas as sextas-feiras para discutir as ações da juventude dentro do partido e na sociedade .

Segundo Alan, a juventude do partido vai fazer, no mês de fevereiro, um ato de solidariedade, doar sangue no recém-inaugurado Banco de Sangue no Hospital São João Batista (UHG).

A Juventude também fará no Rio de Janeiro, um curso de formação política para se aprimorar e poder desenvolver atividades políticas para a juventude que irão estudar no CEFET e UFF.

Os militantes petistas vão cobrar do vice-prefeito de Volta Redonda, o andamento do projeto de lei que institui políticas públicas para a juventude, o qual está tramitando na Câmara Municipal de Volta Redonda.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dejair Martins é eleito Presidente do PT de Volta Redonda




A Juventude do PT de Volta Redonda, divulga o resultado da Eleição do PED 2009( Processo de Eleições Diretas) da cidade do aço, veja o resultado:

- PRESIDENTE MUNICIPAL DO PT DE VOLTA REDONDA

* DEJAIR MARTINS(foto)-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Sul Fluminense-foi eleito novo presidente do PT de Volta Redonda com 720 votos- 56,4%

* LICONL BOTELHO- Secretário Municipal de Planejamento- 466 votos- 36,5%

* NILSON CARNEIRO- Sindicalista Anistiado- 90 votos-7,4%

-Votos Brancos- 82 votos
-Nulos- 09

--Votos Válidos- 1276
--Total Geral- 1367

- CHAPA MUNICIPAL

* MENSAGEM AO PARTIDO- 600 votos- 53,8%
* PARTICIPAÇÃO, DEMOCRACIA E TRANSPARÊNCIA-419 votos-37,6%
* RESGATANDO A MILITÂNCIA- 78 votos- 7,0%
* UNINDO FORÇAS- 17 votos- 1,5%

--Votos Brancos- 240 votos
-- Nulos- 09

--Votos Válidos- 1114
-- Total Geral: 1363

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Juventude do PT conquista Centro de Referência e a divisão do Conselho de Juventude

Juventude do PT conquista Centro de Referência e a divisão do Conselho de Juventude

A Juventude do PT de Volta Redonda (JPT/VR), coordenada pelo estudante Alan Cunha, encaminhou no último mês de setembro propostas a serem acrescentadas no Orçamento Participativo Jovem 2010 (OPJ 2010) da prefeitura. Esta é a primeira vez que o governo abre espaço para grupos jovens enviarem seus projetos. Dentre eles destaca a criação do Centro de Referência da Juventude local que visa contribuir para o desenvolvimento das atividades educacionais, culturais, artísticas, de saúde e lazer.
De acordo com o executivo municipal, o Centro de Referência, que será implantando no Bairro Aterrado, será inaugurado em no máximo 60 dias.

Uma outra proposta da Juventude do PT é a divisão do Conselho Municipal da Juventude, que faz parte de um projeto de lei. Durante três meses o grupo em parceria com entidades de Volta Redonda, como a Coordenadoria da Juventude e a Secretaria de Planejamento debateram propostas que posteriormente foram aceitas pelo governo. Um dos principais assuntos em pauta foi a divisão do conselho, sendo 60 por cento para a sociedade civil e 40 para o poder público, o que representa que mais da metade do conselho será composta pelos movimentos sociais e pela sociedade civil.

Segundo Alan Cunha, o projeto foi analisado minuciosamente durante os encontros do grupo, e concluíram que deverão acontecer alterações. “Nós decidimos que deve mudar um dos artigos do projeto referente a composição do conselho pela sociedade civil. A projeto original visa ser representado por três pessoas, sendo uma do movimento 1 universitário e 2 do secundarista, no entanto queremos inverter isso, pois o movimento secundarista é pouco atuante na cidade”, explica Alan, ainda de acordo com o estudante, a nova proposta será encaminhada para a aprovação na Câmara Municipal.

Na cidade existem atualmente 15 diretórios acadêmicos no Centro Universitário de Volta redonda (UniFOA), um no Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), dois no Centro Universitário de Barra Mansa UBM e dois na UFF. Outra mudança é em relação a candidatura ao cargo do conselho, que diz que apenas o coordenador da juventude, poderá ser candidato e não especifica sobre as inscrições de chapas de representadas pela sociedade civil na conferência, ou seja, não seria dirigida de forma colegiada.

Juventude Petista de Volta Redonda encaminhou propostas para o Orçamento Participativo 2010

A Juventude do PT de Volta Redonda (JPT/VR) encaminhou propostas para o Orçamento Participativo Jovem 2010 em parceria com a Coordenadoria Municipal da Juventude e Prefeitura de Volta Redonda:

* Centro de Referência da Juventude- Local de referência para trabalhar educação, lazer, cultura, lazer e saúde com a juventude.

* Política de prevenção e combate as drogas- Centro de tratamento de drogas.

* Cursos Profissionalizantes- Cursos que já encaminhe para o mercado de trabalho.

* Democratização do Conselho de Cultura- Que o conselho de cultura seja escolhido pela classe artística e não indicadas pelo governo.

* Programa Jovem Empreendedor- Promover o associativismo, cooperativismoe a capacitação profissional.

* Criação do Conselho de Juventude

* Inclusão Digital- Internet de banda larga nos CRAS.

* Banco do 1º Emprego- Criação de um banco do 1º emprego, com programas de cadastro de dados e digitação do currículo para que não tiver como pagar e este banco ter parcerias com empresas e comércio local.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Juventude Petista de Volta Redonda se reúne de 15 em 15 dias




Juventude do PT/VR com a Deputada Cida Diogo // Juventude do PT/VR com a Juventude do Rio
Juventude do PT se reúne em Volta Redonda- Mês de Agosto de 2009

Encontros acontecem toda sexta-feira(quizenalmente) e reúnem jovens em discussões políticas, como drogas, aborto e combate ao preconceito.


Os membros da Juventude do PT (JPT) de Volta Redonda têm se reunido todas as sextas(de 15 em 15 dias) às 18 horas na sede do partido, no bairro Aterrado. O objetivo desses encontros é fomentar discussões e propor ações para agregar jovens ao movimento, filiados e não filiados. As reuniões contam, ainda, com a participação de Carlos Alberto, o Beto, atual secretário da juventude petista da cidade.

Segundo Alan Cunha, membro da JPT, o partido filia jovens, mas só mantém contato na época das eleições internas do partido, o PED (Processo de Eleições Diretas), quando são eleitos, a cada dois anos, o presidente do PT municipal, estadual e nacional. “É preciso mudar isso e chamar a juventude para uma série de discussões, como a maioridade penal, dependência de drogas, aborto, o Ifet (antigo Cefet) e outras questões ligadas à educação, desemprego, preconceitos sobre raça, opção sexual e religiosa... Enfim, debatermos assuntos importantes para os jovens, de maneira geral, durante todo o ano”, listou Alan.

Os militantes também estão discutindo com a Coordenadoria da Juventude a implementação do Orçamento Participativo Jovem. Além disso, dizem que é preciso rediscutir a própria coordenadoria e o que ela tem feito, de fato, para a juventude. “Participamos de um Fórum, no primeiro semestre, com a presença de muitos jovens, de vários lugares da cidade. Lá disseram que teríamos um encontro para discutir com o prefeito tudo o que foi proposto. Mas até hoje isso não ocorreu”, cobrou Alan.

Munidos de idéias e com bastante disposição, os jovens do PT pretendem, agora, elaborar um panfleto convocando jovens de diversos segmentos partidários, culturais e religiosos para articularem suas próprias políticas. “Queremos fortalecer uma estrutura de formação política, militante e consciente”, finalizou Alan Cunha.
Leia também no link do Jornal A Voz da Cidade: